Em prol do saneamento básico

13 de agosto de 2018 | 4 meses atrás | Tempo de leitura: 2 minutos

Batizada de “Metade de Nós”, a campanha da Neve trata de um assunto preocupante e de interesse público. No Brasil, mais de 4 milhões de pessoas não têm banheiro em casa, cerca de 30 milhões não possuem acesso a água tratada, e metade de nós não tem acesso ao saneamento básico adequado.

Pensando nesses dados alarmantes, a Neve e o UNICEF Brasil promoveram a campanha, que faz parte do projeto Banheiros Mudam Vidas, totalmente focado no saneamento básico e em sua melhoria.

A marca, líder no segmento de papel higiênico no país, visa conscientizar sobre a gravidade do problema, trabalhando para mudar o cenário atual.

Mas do que se trata o projeto e como ele pode melhorar a questão do saneamento básico?

O programa Banheiros Mudam Vidas, lançado em 2016, teve duas iniciativas principais: a parceria financeira com o UNICEF, que ajuda a melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes que vivem na Amazônia legal, e o desenvolvimento de um banheiro inovador para regiões nas quais não existe abastecimento de água, tampouco saneamento.

O banheiro seco é sustentável, ambientalmente correto e o melhor: muito mais barato que os banheiros comuns. Por não utilizar água, possui um sistema de compostagem.

A campanha Metade de Nó

Na campanha #MetadeDeNós a desigualdade social é foco, o que transparece por meio do vídeo produzido pela The Goodfellas, atual 3MW, quando metade da tela é tomada por pessoas privilegiadas, enquanto a outra parte destaca brasileiros carentes, que não têm acesso a condições básicas de higiene.

 

Além disso, no site exclusivo do projeto é possível acessar vídeos, realizar doações, criar um GIF do seu rosto com metade dele e metade de um dos moradores da cidade de Milagres, no Maranhão – local com o menor número de banheiros no Brasil -, e ainda baixar uma cartilha com o passo a passo para a construção do banheiro seco.

Emocionante e cheio de propósito, o vídeo da campanha, que foi sucesso na web, conta com mais de 6 milhões de visualizações no YouTube.