Orientação profissional com inteligência artificial: conheça o Mundo Senai

27 de novembro de 2018 | 3 semanas atrás | Tempo de leitura: 3 minutos

A plataforma Mundo Senai é um ambiente que reúne uma série de informações e ferramentas para pessoas que desejam se qualificar profissionalmente. A 3MW realizou todo o replanejamento do projeto e também repensou sua identidade visual. O resultado é uma plataforma super completa lançada em meados de 2018, que utiliza inteligência artificial (IA) na orientação profissional.

A ideia era transformar o Mundo Senai em um serviço capaz de prover orientação profissional para potenciais alunos que buscam capacitação. Atualmente, a plataforma centraliza o serviço de educação do Senai, mostra todas as escolas cadastradas, indica as profissões da indústria e apresenta os cursos que podem ser realizados para se capacitar para determinada profissão.  Além do site, o aplicativo, que é uma versão resumida, também foi pensado e desenvolvido pela 3MW.

Principais novidades

Com a utilização de inteligência artificial, o serviço de orientação profissional foi inteiramente modificado. A introdução do Watson, serviço de IA da IBM, permite uma total personalização.

Além de receber a orientação básica de cursos, em que é necessário apenas o preenchimento de dados cadastrais e interesses, há o módulo personal insights, em que é preciso dissertar, em pelo menos 300 palavras, sobre um tema escolhido pela pessoa que irá escrever o texto.

Depois, o Watson mescla essas informações com os dados básicos e interesses indicados e sugere cursos baseado em relevância.

“Com o uso da inteligência artificial, conseguimos indicar uma porcentagem de relevância do curso para as pessoas”, explicou Tiago Martinelli, da área de produtos digitais da 3MW.

Paralelamente, há um trabalho de Big Data e Business Intelligence realizado. “Hoje em dia, por meio da busca de cursos é possível verificar quais são os interesses das pessoas em cada região, por exemplo”, explicou Martinelli.

No guia das profissões, pode-se até mesmo comparar profissões, verificar quais são as que realizam mais contratações e os salários.

As novidades da plataforma incluem, ainda, conteúdo sobre temas de interesse dos alunos, divulgação de vagas de empregos com integração ao IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e ao vagas.com, cursos gratuitos nos quais a matrícula pode ser realizada diretamente pelo site, além de uma área em que é possível montar e exportar currículos em três modelos diferentes.