O aplicativo para crianças que protege os olhos do seu filho

13 de agosto de 2018 | 4 meses atrás | Tempo de leitura: 3 minutos

Lembra quando você era pequeno e seus pais brigavam porque você estava muito próximo da televisão? Atualmente, em muitas discussões, a televisão foi substituída por tablets e smartphones, porém, os danos causados à visão são os mesmos, e o aplicativo para crianças criado pela agência Leo Burnett e desenvolvido pela The Goodfellas, atual 3MW, para a Samsung pode acabar com essa preocupação.

Tablets e smartphones são, definitivamente, os novos melhores amigos dos pequeninos. A diversidade de sites e canais sobre educação e entretenimento acabam prendendo a atenção, o que pode ser ótimo para o desenvolvimento intelectual e criativo, ou, infelizmente, desencadear sérios problemas na saúde ocular e cerebral.

Devido à grande variedade de conteúdo disponível, a criança pode ficar tão entretida a ponto de quase “grudar” os olhos na tela, sem perceber os danos que está causando.

Segundo dados de pesquisa realizada pela Samsung, alguns dos problemas são a tensão cerebral e a “síndrome da visão computacional”, que ocorre depois de os olhos permanecerem focados em uma tela por um período significativo, trazendo dores de cabeça, visão turva, dor no pescoço, vermelhidão, visão dupla e até mesmo vertigens.

De acordo com Tarek Sabbagh, chefe de TI e Mobile Division da Samsung, o uso de dispositivos eletrônicos está aumentando extremamente rápido, inclusive entre o público infantil, que está passando mais tempo diante deles e, infelizmente, mantendo-os muito próximos da face, podendo causar os danos acima mencionados.

Diante desse cenário, a gigante de tecnologia decidiu investir em um aplicativo para crianças que pudesse diminuir esses riscos.

Inovação tecnológica

Até a criação do Samsung Safety Screen, não era possível utilizar a câmera frontal de determinados dispositivos em segundo plano, de modo que, sem essa possibilidade, não seria possível viabilizar o funcionamento do aplicativo.

Na época, nenhuma empresa conseguiu desenvolver as ferramentas necessárias para tornar o projeto realidade e, por esse motivo, a Leo Burnett procurou a The Goodfellas para encontrar uma solução definitiva.

Diante do desafio, a The Goodfellas obteve uma saída para dar vida à ideia, e a ferramenta foi finalmente lançada no primeiro semestre de 2016. Por conta da sua grande importância e eficácia, desde então, o Samsung Safety Screen vem instalado direto da fábrica em todos os dispositivos Samsung.

Como o aplicativo para crianças funciona?

“Após iniciado, o Samsung Safety Screen (SSS) permanece em segundo plano, para que os usuários possam manter outros aplicativos abertos. O sistema utiliza a câmera frontal do dispositivo para estabelecer a distância ideal de visualização. Quando o SSS verifica que os olhos da criança estão próximos demais da tela, um personagem aparece e pede que ela se afaste um pouco. Ao atingir a distância considerada segura, a animação desaparece, e então o uso do aplicativo aberto em primeiro plano pode continuar”, explicou Caroline Rua, sócia da 3MW, antiga The Goodfellas, e responsável pelo desenvolvimento do projeto.