O que são tecnologias disruptivas?

8 de novembro de 2018 | 2 semanas atrás | Tempo de leitura: 4 minutos

Ser disruptivo é ter a capacidade de acabar com o seguimento normal de um processo, criar uma ruptura. Uma tecnologia disruptiva é justamente uma inovação que transforma um mercado, desestabiliza concorrentes e é capaz de dominar seu segmento.

O termo é uma tradução do conceito inglês disruptive, e significa aquilo que “interrompe o curso normal”, algo revolucionário. Sua popularização aconteceu no Vale do Silício, mas atualmente ele é utilizado mundo afora quando o assunto é um produto ou serviço inovador.

Apesar de surgirem novidades diariamente, as tecnologias disruptivas são apenas uma pequena parcela delas. As tecnologias são constantemente aprimoradas e, em alguns casos, por conta das melhorias, elas podem até mesmo tomar conta de um mercado existente.

Os primeiros aplicativos que surgiram para a solicitação de táxis, como o Easy Taxi, que mudaram a maneira de pedir um táxi, são exemplos de inovações que aperfeiçoaram um serviço, tornando-o mais eficaz e simples.

Porém, ser disruptivo é ir mais além. No caso do Uber, por exemplo, há uma mudança total na maneira de se locomover; é extremamente revolucionário.

Em Belleville, no Canadá, o projeto Pantorium foi criado para melhorar o acesso de passageiros a ônibus. É uma abordagem completamente nova para tentar solucionar o problema do transporte público, que utiliza aplicativo e um software de agendamento. A ideia é eliminar algumas rotas fixas e permitir que os passageiros embarquem e desembarquem em qualquer ponto de ônibus após realizarem o agendamento.

Nós já falamos aqui sobre tecnologias exponenciais e brevemente acerca de disrupção. Entre as tecnologias disruptivas estão Inteligência Artificial e IoT, mas há muitos outros exemplos e nós listamos alguns abaixo:

Experiências imersivas

Realidade virtual, aumentada e mista tendem a estar cada vez mais presentes no dia a dia. Nas empresas, podem ser utilizadas em videoconferências, por exemplo, o que quebrará a barreira da distância.

Blockchain

Já abordamos o assunto aqui e também trouxemos algumas dicas sobre o tema. A existência de uma tecnologia capaz de garantir a transparência de transações sem a necessidade de intervenção de bancos ou do Estado tem tudo para transformar completamente o sistema financeiro em vigor.

Chatbots

O serviço ao cliente é uma área onde a transformação digital está acontecendo rapidamente. Com os chatbots, a experiência do usuário pode melhorar muito, já que eles facilitam a comunicação e podem levar o atendimento ao consumidor a outro patamar.

A inteligência artificial de chatbots surgiu como opção para empresas que visam a otimização do atendimento ao consumidor, e sua utilização tem aumentado a cada dia.

Impressão 3D

Essa tecnologia vem crescendo e passou a ser utilizada em diversas áreas. Atualmente, protótipos são desenvolvidos com maior facilidade e, na área médica, a impressão 3D tem sido muito eficaz e caminha para a impressão de tecidos orgânicos para uso médico.