O que está rolando no SXSW 2019

12 de Março de 2019 | 4 meses atrás | Tempo de leitura: 3 minutos

Considerado um dos maiores eventos mundiais sobre inovação, interatividade, tecnologia e comportamento, o SXSW 2019 (South by Southwest) começou no dia 8 de março e termina no próximo dia 17.

O SXSW engloba, além das palestras, exposições, sessões de networking, festivais de música, cinema, games, mídia  e comédia.

Apesar de acontecer no Texas, ao longo dos últimos anos o Brasil se tornou um dos países que levaram mais representantes ao encontro. Cerca de 40 empresas brasileiras estão participando da feira de negócios do SXSW 2019. São startups, produtoras, empresas de biotecnologia, e muitas outras.

Uma das palestras mais aguardadas foi a do cofundador do Instagram, o paulistano Mike Krieger. Ele e Kevin Systrom, o outro fundador da rede social, contaram como foi a criação e venda do Instagram.

Entre os palestrantes, há outros brasileiros além de Mike. A líder quilombola Claudinete Colé e o cineasta Fernando Meirelles falaram sobre temas relacionados a Amazônia e preservação ambiental.

UNI Amazônia: tecnologia que conecta a floresta às metrópoles

Conhecido por filmes como ‘O Jardineiro Fiel’ e ‘Cidade de Deus’, o diretor Fernando Meirelles apresentou na SXSW 2019 o Uni Amazônia, um portal que deverá conectar os 25 milhões de moradores da região amazônica às grandes cidades.

UNI é a sigla em inglês para “you and i” (eu e você), e o objetivo de Meirelles é justamente aproximar produtores locais de consumidores da região e também das cidades, eliminando intermediários e promovendo negociações em conjunto.

Na era da tecnologia, o maior desafio é lidar com as mudanças

Grande parte das palestras do SXSW 2019 está tratando dos avanços tecnológicos que devem acontecer nos próximos anos. Assuntos como inteligência artificial e computação quântica têm ganhado destaque. Temas como privacidade e ética nas redes sociais, que são tendência no mundo todo, também tiveram espaço.

Amy Webb, futurologista da NYU, falou sobre algumas tecnologias que devem surgir a partir deste ano, e aproveitou para divulgar o relatório anual de tecnologias emergentes do Future Today Institute.

No entanto, a abordagem geral das apresentações acerca do tema está sendo muito mais voltada para a nossa relação com a tecnologia e a forma que o ser humano está lidando com essas e inovações, do que para as tecnologias propriamente ditas.

Contando com a presença de cerca de 75 mil pessoas, o SXSW 2019, que está rolando em Austin, no Texas, também terá mais de 5 mil palestrantes.