Você sabe o que é um Moonshot?

10 de setembro de 2018 | 1 semana atrás | Tempo de leitura: 5 minutos

Como falamos anteriormente, nos dias  30 e 31 de agosto estivemos no Abundance 360, evento estrelado por Peter Diamandis. No ponto alto, o tema tratado foi moonshots. Mas afinal, você sabe o que é um moonshot?

O termo moonshot, ou “voo à Lua”, em tradução literal, é usado para qualificar projetos de tecnologia que pretendem resolver grandes problemas, usando soluções radicais, tecnologias inovadoras, e que têm potencial de crescer dez vezes mais do que qualquer outro projeto.

Em maio de 1961, o presidente John F. Kennedy anunciou um objetivo aparentemente impossível: enviar um homem à Lua até o final da década. Porém, ninguém sabia como tal façanha seria realizada, já que a tecnologia necessária não estava pronta. Apesar disso, o primeiro voo à Lua foi realizado em 8 anos.

Quando o laboratório de projetos semi-secretos Google X – atual – foi fundado, o Google passou a utilizar o conceito de moonshot para qualificar projetos que muitas vezes pareciam inimagináveis e impossíveis de serem realizados. Depois, o termo ficou mais conhecido e passou a ser utilizado por diversas empresas.

MTP: Massively Transformative Purpose

Segundo o pensamento de Diamandis, todo empreendedor exponencial deve ter seu próprio Massively Transformative Purpose, ou Propósito Massivamente Transformador, em tradução, o MTP.

No texto que fizemos sobre o evento explicamos um pouco do que é o MTP: o grande “porquê” por trás de todo o trabalho realizado, que une e inspira todos a agir. Sendo assim, um MTP é essencial para criar um moonshot  bem planejado e desenvolvido, possibilitando a transformação de indústrias, comunidades e, em última instância, de todo o planeta.

O Google, com o “Organize the world’s information and make it universally accessible and useful“, e o TED com “Ideas worth spreading“, são exemplos de MTP’s bem sucedidos.

Impulsionando uma empresa com base em um moonshot bem planejado

Para alcançar o sucesso no mercado do futuro, um empreendedor deve saber desenvolver um MTP para impulsionar seu moonshot. Para tanto, os empreendedores devem buscar ideias, capital, design e softwares para impulsionar sua empresa.

Em um mundo hiperconectado como o nosso, existem muitas pessoas e empresas à disposição, que podem auxiliar na construção de produtos e serviços, além de estimular a inovação.

Além disso, há diversas formas de fomentar e providenciar todo o capital necessário para impulsionar seus novos negócios. Hoje, todo empreendedor tem a possibilidade de criar campanhas de crowdfunding, por exemplo.

Já parou para pensar que além de fomentar capital,  plataformas como a Kickstartermaior site de financiamento coletivo do mundo que busca apoiar projetos inovadores – podem ser uma importante ferramenta para validação do seu modelo de negócio?

Outro aspecto importante relacionado ao sucesso de um empreendimento está relacionado ao timing da ação, da iteração rápida e, principalmente, da experimentação. Um produto nunca estará inteiramente pronto ou acabado: sempre haverá elementos que poderão ser aprimorados. Logo, esperar que o produto atinja a “perfeição” para, somente então, ser lançado no mercado , pode ser um erro fatal para qualquer startup.

O empreendedor deve testar as ideias o quanto antes, para que possa assim aprimorá-las repetidamente. Ao desenvolver esse mindset e planejar de forma correta um moonshot, as chances de um produto ou serviço alcançar o sucesso são maximizadas.