Eleições 2018:  7 ferramentas que podem te ajudar a escolher seus representantes

28 de setembro de 2018 | 3 meses atrás | Tempo de leitura: 4 minutos

Estamos cada vez mais próximos das eleições, porém, muitas pessoas ainda não decidiram quais serão seus representantes. Em meio a um cenário cheio de discussões acaloradas e repleto de dúvidas, surgem alguns aplicativos e sites que podem ajudar o eleitor na hora de escolher entre tantos candidatos.

No dia 27 de setembro recebemos na 3MW o Pedro Vilanova, que falou sobre machine learning e inteligência artificial, assuntos de que já tratamos aqui e aqui. Pedro, um dos criadores da “Operação Serenata de Amor” – projeto brasileiro super bem-sucedido em que o uso de dados disponibilizados pelo governo combinado à inteligência artificial e machine learning permite a fiscalização de gastos públicos -, apresentou a ferramenta que ele e o time da Open Knowledge Brasil lançaram na última semana, o Perfil Político.

O Perfil Político é uma plataforma criada para comparar candidatos e verificar o histórico deles. Por meio da ferramenta é possível realizar filtros, verificar a representatividade de gênero no seu estado, entre outras funcionalidades.

Além de uma ficha básica de cada candidato, há dados sobre o patrimônio declarado nas eleições disputadas, trocas de partidos, histórico de candidatura e eleições ganhas.

Pedro explicou que a ferramenta ainda não está completa, e que algumas outras funções devem ser adicionadas em breve, mas já testamos a plataforma e podemos dizer que ela cumpre muito bem o seu papel. Ao centralizar diversas informações, acaba com a necessidade do eleitor pesquisar determinados dados em outros lugares.

Além do Perfil Político, há outros aplicativos e sites que podem ajudar o eleitor a fazer suas escolhas, além de contribuir para o acompanhamento posterior da vida política de quem for eleito:

1. #TEMMEUVOTO (web)

Neste aplicativo web, o usuário deverá responder sete perguntas. Depois, a plataforma exibirá os candidatos que mais se encaixam no perfil daquele eleitor, de acordo com o direcionamento realizado com base nas questões respondidas.

2. Bússola Eleitoral (web)

O Bússola Eleitoral é o mais antigo dos sites que podem ajudar a escolher candidatos. Seu foco é para os cargos de deputado federal e estadual. Nele, eleitores e políticos preenchem um questionário sobre seus valores e objetivos. Depois, um mapa interativo é criado, onde ficam as respostas e perfis dos candidatos.

3. Calculadora de Afinidade Eleitoral (web)

A Calculadora de Afinidade Eleitoral é focada em candidatos à Presidência da República. A partir de um breve questionário, o site mostra quem está alinhado com seus posicionamentos.

4. Vigie Aqui (Google Chrome)

Criado pelo Reclame Aqui, o Vigie Aqui é um plugin para Google Chrome cuja função é alertar o internauta sempre que o nome de um político condenado, processado ou investigado aparecer na página.

5. Detector de Ficha de Político (Android e iOS)

O aplicativo, que também é do Reclame Aqui,  permite descobrir os problemas de um candidato com a justiça, apenas pelo rosto dele. Para fazer  a verificação, é só fazer o upload de uma foto do político, ou digitar seu nome, que um banco de dados com informações sobre o histórico do político é acessado.

6. Poder do Voto (Android e iOS)

Com o  Poder do Voto você pode acompanhar as leis em votação no Congresso, os votos do político escolhido por você e, ainda, expressar sua opinião sobre o posicionamento dele.