O caminho sem volta da Inteligência Artificial

Pulse

7 de Abril de 2018 | 3 meses atrás | Tempo de leitura: 2 minutos

Em meados de 1950, Alan Turing, pioneiro cientista da computação, já fazia previsões sobre Inteligência Artificial. Entre elas a de que no final do século, o uso de palavras e opiniões em geral iriam sofrer tantas mudanças que as pessoas seriam capazes de falar sobre machine thinking sem maiores constrangimentos.

A busca pela redução dos custos e o aumento da produtividade vêm impulsionando o avanço no uso de soluções que envolvam robôs capazes de conversar com os clientes e de sistemas que possam analisar milhares de dados em poucos segundos, facilitando a troca de informações e a tomadas de decisões. Os chatbots, por exemplo, utilizam de linguagem convencional para “conversar” com as pessoas, podendo ainda atender, encaminhar solicitações ou até mesmo resolver um problema sozinho.

A inteligência artificial tem se tornado mais acessível às companhias, que cada vez mais estão aplicando essas soluções em seus processos logísticos e até nos produtos ou serviços vendidos diretamente aos consumidores. Segundo estimativas da Gartner, os gastos com análise de dados e inteligência que usam inteligência artificial devem somar US$ 182,5 milhões no Brasil neste ano.

As soluções de IA utilizam dados em grande quantidade, e com a inteligência traçam as informações que precisam para entender o que está acontecendo. Toda essa evolução não é privilégio somente das grandes empresas. Existem soluções que podem ser pensadas e adaptadas a pequenas e médias empresas com custos mais acessíveis, proporcionando grandes melhorias de performance. Toda a empresa que investe neste tipo de tecnologia tem se beneficiado da agilidade e dos insights promovidos pela IA e pelo uso mais racional de seus recursos. E então, o que você ainda esta esperando?

A área de A.I da 3MW se dedica criar experiências e serviços novos e melhores, indo além da extração de valor a partir da análise e do processamento dos dados e a sua automatização.