Kodak, no more!

Inspire

7 de Abril de 2018 | 3 meses atrás | Tempo de leitura: 1 minuto

O Future Trends é uma ciência ou metodologia que estuda o direcionamento do futuro a partir dos acontecimentos do agora. Não se trata de prever, e sim se prevenir. Não é descobrir e sim se preparar ao que pode acontecer. O exercício de estudar a realidade e se adequar antecipadamente a alguns fatos prováveis, possíveis e desejáveis.

Um bom exemplo são as análises sobre como as ultimas revoluções digitais – como a robótica e a inteligência artificial – irão impactar na vida das pessoas, nos hábitos de consumo e na existência das marcas, produtos e serviços daqui um, cinco ou dez anos.

O Future Trends é uma ferramenta altamente estratégica, que entende os avanços atuais e os projeta no futuro. E assim, evita que a inércia comprometa o seu negócio frente a efetivação das mudanças.

 

Video

Presenciamos recentemente casos de empresas que simplesmente não conseguiram resistir as mudanças, mesmo tendo todo o conhecimento para isso. Kodak e Blockbuster são exemplos emblemáticos.

Mas, qual foi a razão para que isso acontecesse? O problema é que talvez essas empresas não tenham acreditado no caminho para o qual o futuro as direcionava. Assim, optaram por negar o futuro inevitável, ao invés de investirem em inovação e reinvenção de suas práticas.

Fica muito claro que, para que as marcas sobrevivam, elas precisam se antecipar às necessidades dos seus clientes, antes mesmo que eles percebam. Encontrar as respostas pode ajudar a entender o mundo do futuro, que está sendo criado hoje.

 

A área de Future Trends da 3MW se dedica ao estudo e a exploração das possibilidades de um futuro pós-emergente. A ideia é observar como a ciência, a tecnologia e o mercado podem afetar a cultura, os novos comportamentos e as novas estruturas da sociedade,  aumentando a consciência empresarial sobre o presente e o futuro.