Fique por dentro das tendências de marketing digital para 2018!

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30 de Abril de 2018 | 2 meses atrás

As inovações tecnológicas não param de evoluir em nenhum momento. A cada dia, aparece uma novidade em relação à otimização de ferramentas e ao aprimoramento de técnicas para tornar o trabalho diário no universo online mais simples, com mais qualidade e mais lucrativo. Para você e sua empresa não perderem nenhuma nova oportunidade de negócio, é importante atentar às tendências de marketing digital com frequência.

As mídias online, da mesma forma que auxiliam muito a estratégia de marketing das empresas, também podem atrapalhar todo um mecanismo já em funcionamento. Isso porque as técnicas digitais se tornam obsoletas rapidamente e, se você não estiver em alerta, pode ser impactado por uma ferramenta que caiu em desuso, uma rede social que não abrange mais o seu público específico e um plano de ação que não é mais correto.

Para preparar uma estratégia digital eficaz para a sua empresa, listamos abaixo algumas tendências de marketing em 2018 que você deve considerar para o seu negócio. Acompanhe!

Conteúdo em formato de áudio

Com a expansão da internet e com a utilização mais frequente da rede, as pessoas passam mais tempo conectadas e precisam otimizar sua rotina, de forma que estar online não seja só sinônimo de passar os olhos pela timeline das redes sociais sem ser produtivo.

O crescimento do consumo de conteúdo em áudio vem acontecendo exatamente porque os usuários conseguem fazer outras atividades ao mesmo tempo que ouvem um podcast, por exemplo. Essa é uma ótima oportunidade da sua empresa produzir um conteúdo de fácil consumo para o seu público-alvo ouvir quando tiver aquele tempo livre e quiser aproveitar para se informar. Utilize materiais que você já produziu para outros formatos e adapte-os para a narração em áudio.

Os podcasts são a grande aposta para consolidar os formatos de conteúdo em áudio, e que podem ser ouvidos em plataformas de streaming ou até mesmo baixados para o celular. Eles podem ser temáticos — sobre carros, cinema, games, esportes, teatro — e normalmente duram de 30 min. a 1h30 min.

Conteúdo automatizado

Com a inteligência artificial estando mais acessível, uma das fortes tendências do marketing digital é a automatização da criação de conteúdos. Atualmente, é muito normal trabalhar com a entrega de conteúdo automatizada para os consumidores, mas a criação desse material por robôs também vem movimentando as equipes de comunicação.

A automatização de conteúdos permitiria para a sua empresa um maior número de trabalhos, a economia de tempo da sua equipe e a extinção do trabalho repetitivo pelos seus funcionários. Vale a pena ficar atento às novidades do setor tecnológico em relação à inteligência artificial para aplicar da melhor maneira no seu dia a dia.

A 3mw já utiliza plataformas de NLG (na sigla em inglês Natural Language Generation, ou Geração automática de texto) pra a criação de textos coerentes e lógicos através dos recursos de inteligência artificial.

Chatbots

Ainda falando de inteligência artificial, uma tendência para 2018 é o maior uso de chatbots. Essa ferramenta nada mais é do que um programa de computador que executa tudo aquilo que ela foi programada inicialmente. Tarefas repetitivas e exaustivas, como sempre responder o mesmo tipo de dúvida em mensagens de clientes, podem ser simplificadas e automatizadas quando utiliza-se de um chatbot.

Nessa ferramenta, a inteligência artificial funciona como se estivesse interpretando a pergunta que o seu consumidor fez, mesmo que ela não tenha sido programada inicialmente, mas seja equivalente a um questionamento registrado no sistema. Certamente seria um auxílio e tanto para a rotina da sua empresa.

Influenciadores digitais

Mais do que figuras populares nas redes sociais, os influenciadores digitais vêm arrastando multidões em seus perfis particulares e induzem de maneira significativa à tomada de decisão das pessoas ao consumir algo. Eles seguem como uma das tendências de marketing digital a serem utilizadas porque oferecem grandes resultados para marcas e empresas.

Os influenciadores digitais viraram celebridades e passaram a ser contratados para a comunicação de grandes marcas, empresas e causas. Mas grande parte da sociedade já começa a enxergar este movimento com descrédito e repudia – Afinal de contas, de que adianta que se a conexão não é verdadeira?

O grande desafio aqui é mapear as pessoas certas que possam criar pontes e conexões genuínas entre marcas, influenciadores, idealizadores, patrocinadores, projetos e mídia. Quando entendemos o poder desta relação, e conseguimos ativar os influenciadores corretos, estabelecemos um grande canal de diálogo genuíno entre todos os envolvidos, em um cenário onde todos passam a usufruir de benefícios. E este é o grande objetivo de quem quer influenciar positivamente um projeto ou negócio.

A 3MW trabalha com um novo modelo de influenciadores, em um conceito de influência não patrocinada. Trata-se de um novo caminho para criação de projetos cada vez mais verdadeiros, e que geram identificação de forma espontânea, através da diversidade de personalidades e histórias.

Transmissões ao vivo

A utilização de vídeo na estratégia de marketing digital da sua empresa já está sendo feita, certo? Até porque o conteúdo em formato de vídeo já era uma tendência há alguns anos e se consolidou efetivamente com a evolução das redes sociais. A grande novidade que as transmissões de vídeo ao vivo trazem é a opção de interação instantânea entre a pessoa que aparece no vídeo e a pessoa que o está assistindo.

A facilidade da implementação de transmissão ao vivo no seu plano digital é que não exige muita infraestrutura. É possível dar início utilizando o seu próprio celular ou computador, mas cuidado com a qualidade da imagem e do áudio: é muito importante que sejam boas.

O Letucee é uma plataforma desenvolvida pela 3MW que permite que cada pessoa possa compartilhar o seu ponto de vista de um mesmo assunto sob perspetivas diferentes, ao mesmo tempo e em real time.

Progressive Web Apps

Essa é uma ferramenta que deve ganhar visibilidade cada dia mais nos próximos tempos. O Progressive Web Apps é o conjunto de aplicativos que não precisam ser baixados nos aparelhos e, portanto, não consomem a memória dos dispositivos. A perfeita união entre site e aplicativo, oferecendo ao usuário o que cada um deles tem de melhor. O Progressive Web Apps apresenta as páginas da web em formato responsivo para qualquer tipo de tela, como um aplicativo.

Essa pode ser uma ótima opção para a sua empresa oferecer uma plataforma de qualidade e inovadora para que os seus clientes fechem mais negócios com você.

Agora que você está por dentro das principais tendências de marketing digital para este ano, é só decidir qual o melhor caminho trilhar com a sua empresa para melhorar sua visibilidade online, estabelecer uma presença digital eficaz e alavancar as suas vendas.

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