Desenvolvimento mobile e a personalização da jornada do consumidor

Pulse

7 de Abril de 2018 | 3 semanas atrás

Muito mais que o último clique, o desenvolvimento mobile traz toda uma série de micro-conversões que afetam toda a jornada de compra – e por consequência, a performance e os resultados das marcas. O celular transformou completamente a maneira como buscamos as coisas, decidimos e fazemos compras. As batalhas pelos corações e mentes são ganhas ou perdidas em micro-momentos, onde a tomada de decisão ou a formação de preferência do cliente acontece quase de forma inesperada. Segundo o Google, cerca de 94% dos usuários de smartphone procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas.

Ao criar experiências mobile e aplicativos, a 3MW conversa e ajuda a criar a tendência da personalização na jornada desse consumidor, que é abastecido com milhões de possibilidades de informações. Um indicativo de como as pessoas têm procurado mais serviços ou produtos que atendam suas demandas específicas são os números e dados de plataformas como o Google. Segundo a própria empresa, as palavras ou frases buscadas no site pelo celular têm se tornado cada vez mais pessoais — buscas como “tênis _____ para ____” (por exemplo, tênis confortáveis para correr ou tênis barato para trilha) cresceram mais de 120% nos últimos dois anos, evidenciando esse aspecto de personalização.

Desenvolvimento mobile: dados como força motriz

Além da personalização mobile na jornada do consumidor, as ferramentas certas permitem utilizar dados dos smartphones para gerar aplicativos, serviços e produtos adequados nesse contexto. Por exemplo, este estudo da Carnegie Mellon University analisou os check-ins feitos em plataformas sociais em bairros de Pittsburgh e descobriu quais são os principais pontos de interesse em determinados dias. Isso possibilitou entender o comportamento de pessoas, como “quantas pessoas vão no bar em dias de futebol?” ou “quantas pessoas saem em dias de neve?”. O estudo mostra que, ao focar o desenvolvimento mobile baseado em dados, é possível entender o comportamento e oferecer a melhor experiência de compra para o usuário.

O momentos como preciso-tirar-essa-dúvida-agora, como-eu-chego-lá-mesmo e quero-muito-comprar-isso são alguns dos exemplos que podem fazer a diferença, e que podem definir o jogo para consumidores e marcas.

Portanto, o uso inteligente dos dados e tecnologia em soluções mobile permite que as marcas estejam prontas para entrar em cena na hora certa e da maneira mais adequada. Dê uma olhada em nossos cases de desenvolvimento mobile, sente com a gente e utilize todo o potencial do mobile para impactar a sua marca.

A área de Mobile da 3MW se dedica a criar novos produtos ou até mesmo manter e evoluir uma solução existente – podendo ser nativo ou hibrido – oferecendo aos clientes um real valor ao criar ou melhorar sua estratégia para dispositivos móveis, englobando as práticas de engenharia de produtos digitais, Prototipagem rápida e Estratégia de produto.