Desenhando o invisível

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7 de Abril de 2018 | 3 meses atrás | Tempo de leitura: 3 minutos

No mundo atual, ninguém esta livre do UX. Dos mais jovens aos mais experientes. Seja utilizando aplicativos infantis, lendo e-mails ou usando o GPS para chegar no trabalho. Acredite, somos impactos varias vezes, mesmo sem perceber, pelo UX Design.

Em geral, as pessoas não têm consciência da camada de UX, quando passam por uma experiência boa e fluída. E este passa a ser o grande desafio das melhores estratégias de design: Desenhar o invisível, projetando as melhores e mais consistentes experiências para todo tipo de pessoas.

O UX (abreviação de User Experience) é a disciplina do design gráfico que trabalha não só com as questões funcionais e práticas relacionadas ao visual e a usabilidade de toda e qualquer plataforma digital, mas também com o lado emocional da experiência.

Em um mercado comoditizado e com muitos players, a experiência de uso torna-se um grande diferencial competitivo e, consequentemente, um grande valor estratégico do negócio. O sucesso de uma estratégia mais efetiva de design esta relacionada, na grande maioria dos casos, ao estudo e a aplicação das evidências do comportamento do consumidor e na observação das tendências do mercado.

Quem é seu consumidor? O que ele quer? Ele conseguiu? Ele navegou com facilidade? A experiência foi prazerosa? Ele usaria seu produto ou serviço novamente? Como se manter fiel à sua missão ao mesmo tempo relevante para o cliente?

Quando estes aspectos são levados em conta, a chance de acerto no desenvolvimento de soluções digitais que possam atrair usuários e empresas é muito maior.

As pessoas têm sentimentos sobre uma empresa com base nas experiências que tiveram com a marca. Uma marca bem projetada inspira confiança e transmite profissionalismo, por exemplo. Se um negócio se concentra na criação de um design limpo e funcional, que é fácil de usar, então isso indica que o cliente terá a mesma facilidade de utilização também do produto.

Segundo pesquisas recentes, o percentual de julgamento dos usuários sobre a credibilidade de uma plataforma digital é 75% baseada na sua qualidade estética, sendo que 88% dos usuários alegam menos chance de retornar a um site depois de uma experiência negativa durante a sua utilização.

O UX Design deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade. Muitas empresas até já o consideram uma prioridade. Até o momento, essa tem sido a melhor forma de se diferenciar num mercado em constante e rápida transformação. Afinal, a concorrência está sempre a poucos toques de distância.

A área de UX Design da 3MW se dedica a entregar qualidade, design, estratégia e produção para desafios digitais nos mais diferentes segmentos. Criamos soluções consistentes baseadas em evidencias de comportamento e na observação da ultimas tendências de mercado, englobando as praticas de User Experience, Service e Visual Design.