Conhecemos um carro da Tesla — e é tão incrível quanto parece

Tecnologia

2 de Maio de 2018 | 2 meses atrás

A 3MW teve a chance de conhecer de pertinho o Model X, um dos principais modelos da Tesla, revolucionária montadora de Elon Musk. O carro é importado e está disponível para venda pela Auto Miami (AM), agencia premium de veículos em São Paulo. Fifo Anspach, proprietário da AM, foi quem teve a iniciativa de disponibilizar o veículo para venda em sua loja, de maneira antenada aos desejos de seu público seleto e tão sedento por novidades.

O carro realmente impressiona pelo design, mesmo perto de outras marcas poderosas como Land Rover, Lamborghini e Maserati presentes também pela loja, e parece estar muito à frente do seu tempo. Os detalhes de acabamento e o refinamento tecnológico de seus componentes reforçam a DNA de inovação de Musk e Cia. Uma obra de arte tecnológica, que sem dúvida irá transformar a forma das pessoas se relacionarem com um carro. Mudanças fortes de comportamento à vista, companheiros!

Chegou a hora do Model X, novo carro da Tesla

Além de ser a entrada da empresa americana em um novo segmento, o Modelo X traz famosas portas do estilo “asa de gaivota” para as entradas na parte traseira e também um ar condicionado que protege os ocupantes de vírus e bactérias.

“O X realmente estabelece um novo padrão para a engenharia automotiva”, disse Musk, CEO da empresa, a repórteres antes do evento. “É como um carro do futuro“. Musk foi sincero em relação aos desafios de equipar o Model X com recursos complexos, incluindo portas de “asa de falcão” que abrem verticalmente, assentos operáveis de forma independente na segunda fileira e um enorme pára-brisa dianteiro. Foram recursos difíceis de desenvolver e dependentes, em parte, de diversos componentes e fornecedores.

“Se fosse pensar bem, não teríamos tido tantos recursos e funcionalidades”, disse Musk. “Mas isso redunda em benefício do comprador. O carro não precisava fazer tantas coisas, mas agora que está pronto, acho que todos os que o comprarem vão adorar”

Existem duas versões de motorização para o Model X: a versão “básica” 90D possui dois motores de 259 cavalos, um para cada eixo, enquanto a top de linha utiliza um motor de 259 cavalos na dianteira e outro, ainda mais poderoso, de 503 cavalos na traseira. Ambas versões chegam a 250 km/h de velocidade máxima. Na versão 90D faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, mas ainda distante da P90D, que leva somente 3,2 segundos para alcançar tal marca.

Outro aspecto que impressiona bastante diz respeito às manutenções. Os carros tradicionais, ao saírem das concessionárias precisam cumprir uma lista severa de revisões. Nos carros elétricos da Tesla, visto que as partes móveis são praticamente inexistentes, os ciclos recorrentes de revisões deixam de ser necessárias (muito embora a Tesla aconselhe os seus clientes a fazerem um check up anual).

Visão da enorme tela central que reúne todos os controles: navegação, ar condicionado, abertura do teto solar, controle de faróis, etc. O carro disponibiliza  ainda navegador de internet ilimitado com conexão 4G totalmente pago pela Tesla. (Foto: Divulgação/Tesla)

Tesla e Elon Musk: A revolução do comportamento

O carro Model X é apenas uma das dezenas de ambições de Elon Musk, o empreendedor mais visionário dos últimos tempos. Ele já disse que quer povoar a Terra com carros elétricos e ainda quer enviar gente para o espaço. Esta é uma frase bastante audaciosa que resume um pouco do bilionários sul-africano, radicado há cerca de duas décadas nos Estados Unidos.

Musk tem uma lista espetacular de empreitadas além da fabricante de carros elétricos, como o PayPal, um dos mais populares serviços de pagamento online, e a SpaceX, uma empresa especializada em sistemas aeroespaciais e serviços de transporte espacial.

Elon Musk é  fundador, CEO e CTO da SpaceX; co-fundador e CEO da Tesla Motors; vice-presidente da OpenAI; fundador e CEO da Neuralink; e co-fundador e presidente da SolarCity. Até fevereiro de 2018 a fortuna de Musk é estimada em 20,1 bilhões de dólares, o que o posiciona como a 53 ª pessoa mais rica do mundo segundo a Forbes ( Fonte: Wikipedia. Foto: Getty Images).

Os carros elétricos têm se tornado um sonho de consumo para muitas pessoas, e parte desta popularização se deve às iniciativas da Tesla Motors, sua empresa automotiva e de armazenamento de energia sediada na Vale do Silício (mas precisamente em Palo Alto, Califórnia), que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho. Ao lançar a Tesla, Musk fez com que os veículos elétricos perdessem aquele jeitão ultrapassado, e se transformassem em cobiçados carros de altíssima performance e tecnologia.

Nascida nos longínquos anos 2000 (ora, já se passaram quase vinte anos, e para a universo da tecnologia isso é muitíssimo tempo), a Tesla Motors foi criada pelas mãos dos colegas Martin Eberhard e Marc Tarpenning. O nome é uma homenagem ao cientista Nikola Tesla, revolucionário em conceitos envolvendo corrente elétrica e fornecimento de energia, mas que não recebeu o devido reconhecimento na época.

Naquela época, a indústria tinha destruído vários projetos parecidos de veículos do tipo, como o General Motors EV1. Os culpados apontados iam desde o desinteresse do público e a dificuldade na produção de baterias de longa duração. O uso da eletricidade ainda não era uma certeza na época, muito em função da pressão do resto do mercado, totalmente focado nos combustíveis fósseis.

Em meio a tantas dificuldades, um investidor

Em 2004, Elon Musk faz sua primeira participação na empresa com um financiamento de 7,5 milhões de dólares, tornando-se o presidente do conselho. Começa aí a grande guinada da empresa. Antes de estrear em 2006 com o lançamento do Roadster, a Tesla passou muito tempo no laboratório. A Tesla Motors como montadora, desde seu primeiro modelo, sempre criou todas as peças e componentes de seus veículos.

A empresa ganhou uma ampla atenção após a produção do Tesla Roadster, o primeiro carro esportivo totalmente elétrico. O segundo veículo da empresa foi o Model S, um sedã de luxo totalmente elétrico. Agora as atenções estão todas voltadas para o Model X, primeiro SUV elétrico da Tesla.