Visibilidade online: por que e como trabalhá-la? Nós explicamos!

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7 de Abril de 2018 | 3 meses atrás | Tempo de leitura: 7 minutos

Acabou a era em que empresas e marcas exclusivamente se utilizavam de propagandas em veículos de comunicação tradicionais para aparecer para os clientes e, com isso, possivelmente, comercializar os seus produtos e serviços.

Com a era da informação digital, onde tudo é muito rápido e os processos de consumo são mais fáceis, algumas adaptações tiveram que acontecer no mundo dos negócios. Entre elas está o caminho percorrido entre empresa e cliente. Se antes quem ia até as pessoas eram as empresas, agora quem vai até as empresas são os clientes.

Para esse trajeto, que, de uma forma ou de outra, saiu um pouco do controle das mãos dos empresários, ser percorrido mais assertivamente por quem quer consumir, o que as empresas e marcas podem fazer é caprichar na visibilidade online.

Se a sua empresa ainda não está disponível na internet e com informações muito relevantes para o publico-alvo, alguma coisa está muito errada e provavelmente você perderá eles para o seu concorrente que está trabalhando corretamente a presença digital.

Listamos abaixo 4 motivos para você implementar imediatamente uma estratégia de visibilidade online na sua empresa e não perder mais chances de negócios. Confira

Baixo custo de investimento para ter visibilidade online

Em relação a publicidade tradicional, o valor do investimento que precisa ser feito para se ter uma presença digital eficiente é muito mais baixo. Antes mesmo de começar investir em publicidade paga, na internet é possível ter um plano de ação completamente gratuito. Isso porque a web é democrática e oferece meios próprios para cada empresa divulgar e veicular os seus produtos e serviços sem precisar pagar nada para ninguém.

Ao ampliar o campo de ação e investir em impulsionamentos na web, você perceberá que para alcançar o mesmo número de pessoas que alcançava em outras mídias terá um custo muito menor.

Facilidade na interatividade com o público

Além de um custo mais baixo, o ambiente digital permite que a sua empresa interaja com os clientes de uma forma mais simplificada e rápida. A comunicação online é instantânea e possibilita o esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas com uma eficiência e agilidade que antes não podia ser feita.

Hoje as empresas contam com as inovações de aplicativos, SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e até automatização de respostas com inteligência artificial.

Oportunidade de novos negócios

Com a comunicação facilitada, a visibilidade online das empresas permite que novas pessoas conheçam os seus produtos e serviços. Se alguém pesquisar na web algo que você oferece e a sua oferta for a mais atraente, a mais visível e a mais prática, pode apostar que o negócio será fechado. Se você não estiver lá, outra pessoa vai estar e essa oportunidade não mais vai ser sua.

Aumento da audiência se tornando referência no seu nicho

Se a sua empresa marcar presença na web com uma visibilidade digital eficiente, ela provavelmente vai aumentar o campo de atuação e vai vender mais. Quando mais pessoas tomarem conhecimento sobre você e saberem sobre suas especialidades e a qualidade do seu trabalho, você se tornará referência no seu campo e precisará se esforçar cada vez menos para completar um negócio.

Mas como é possível realizar uma estratégia eficiente para que sua empresa tenha uma presença digital assertiva e consiga potencializar as vendas? Com pequenas mudanças de hábitos e uma atuação mais pontual e fervorosa na internet. Leia abaixo 3 dicas importantes para sua empresa ter uma ótima visibilidade online:

Criação de uma estratégia de marketing digital

Assim como o outbound marketing das empresas deve ser muito bem estruturado antes de ser implementado, o inbound marketing também deve ser planejado levando em consideração os reais objetivos desejados. Para isso é preciso:

Ter um bom site

A página da web deve ter identidade visual arrojada, ser muito bem organizada, atender às necessidades do seu cliente e ser responsiva para se adaptar a qualquer tela em que seja visualizada.

Criar perfis nas redes sociais

É essencial estar presente nas redes sociais que são pertinentes para o seu público. Ter perfis oficiais atualizados com frequência e que supram as dúvidas dos clientes, que vierem a surgir, deve fazer parte da sua estratégia para melhorar a visibilidade online da sua empresa.

Criar um blog

Mais do que estar presente na web é preciso ter uma presença de qualidade. Os blogs auxiliam a estratégia digital do marketing de conteúdo. Neles é possível armazenar conteúdos em formato de textos, infográficos, e-books e material de qualidade que seja relevante para auxiliar o seu consumidor na jornada da compra.

Estruturar estratégia para SEO

Quando você começar produzir conteúdo valioso para o seu mercado, também é hora de pensar nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para alavancar e levar para um número ainda maior de pessoas todo o seu material.

Disponibilização de conteúdo de qualidade para aumentar a visibilidade online

A maioria dos seus concorrentes já está no ambiente digital, e só estar presente já não é garantia de audiência. Para conseguir a atenção do seu público você vai precisar oferecer o que as outras empresas não estão oferecendo: o conteúdo mais informativo possível.

Produza um material rico e atraente sobre o assunto que o seu cliente busca para que ele sempre volte para a sua página quando quiser estar informado sobre determinado tema.

Estudo das métricas para adequar a presença digital da empresa

O grande diferencial da internet é que ela possibilita um acesso facilitado a relatórios completos com dados sobre a jornada do seu cliente. Com esses dados você saberá se a sua estratégia está sendo assertiva antes mesmo dela chegar ao fim. O melhor ainda é que você pode alterar a qualquer momento as suas ações. Sempre olhe esses dados e os adéque quando for necessário.

Agora que você já sabe a importância de trabalhar a visibilidade online da sua empresa e como aplicar estratégias que colaborem com essa presença digital, coloque em prática hoje mesmo o seu plano de ação e não perca mais negócios vindos da internet.