As 5 novidades mais empolgantes do Apple WWDC 2018

Eventos

11 de junho de 2018 | 1 semana atrás

Entre tantos eventos que profissionais de marketing digital e tecnologia precisam ficar de olho, o Apple WWDC 2018 (Apple Worldwide Developers Conference) é um dos mais importantes. As conferências rolaram em San José, na Califórnia, entre os dias 4 e 8 de junho, apresentando as principais novidades ara sistemas operacionais para os hardwares a marca, como os computadores Mac, o iPhone e o Apple Watch.

Mais do que apresentar para desenvolvedores e entusiastas as novidades dos softwares da marca, esses eventos ajudam a compreender o que a marca prioriza e encara como tendência para os próximos anos. Abaixo, separamos os principais highlights da semana de evento.

Novidades do WWDC 2018

1) iOS 12 é focado em performance

A Apple enfrentou uma polêmica recente ao admitir que os novos sistemas operacionais poderiam causar problemas nas baterias dos smartphones mais antigos da marca. Sempre que surge um novo iOS, mudanças no design chamam a atenção. No entanto, o foco da Apple é trazer mais performance. Segundo a empresa, o novo sistema operacional vai deixar a navegação no celular mais rápida, mesmo em celulares mais antigos como é o caso do iPhone 6S Plus: apps abrindo 40% mais rápido e a câmera abrindo 70% mais rápido.

2) Siri mais personalizada

Com o conteúdo em áudio e assistentes pessoais em alta, a Siri, chatbot da Apple, precisa reagir. Para isso, a Apple criou uma ferramenta para desenvolvedores chamada “Shortcuts“, que vai permitir que sejam criados mais mensagens personalizadas. Um exemplo usado pelo Recode é que você pode, por exemplo, criar um atalho ao falar para a Siri “indo para a casa” — a ferramenta pode dar suas direções para casa, além de avisar alguém que você está indo para a casa pelo iMessage.

3) A Apple quer que você tenha vida além do celular

Ou pelo menos é o que eles dizem. O modo “Do Not Disturb” traz novas funções para reduzir notificações, caso você queira. Entre as novidades estão notificações menos barulhentas e uma função chamada Screen Time, que ajuda a entender, controlar e limitar quanto tempo você passa no smartphone.

4) Mais e mais funções para Apple Watch

A ideia é tornar o Apple Watch cada vez mais intuitivo e dar mais funções para o relógio inteligente. Entre as novidades do watchOS 5 estão os desafios fitness com os amigos. Outra característica interessante é que o usuário não precisa nem falar “Hey, Siri” — basta levantar o relógio na altura da face e dar as instruções. Outra característica é que o aplicativo de podcasts vai, enfim, chegar ao relógio inteligente da Apple.

5) Apple de olho na realidade aumentada

Sim, a Apple também está de olho na realidade aumentada. Especialistas já diziam que a tecnologia era parte importante do futuro da companhia, mas a WWDC 2018 mostrou, pela primeira vez, que a empresa realmente olha com carinho para a tecnologia. Primeiro, trouxe um novo formato de arquivo para RA — chamado USDZ, com o apoio de empresas como Adobe. Além disso, há uma app chamado Measure que é AR-driven.